Você sabia que pessoas com 60 anos ou mais podem ter acesso a diversos benefícios simplesmente apresentando um documento específico chamado “Carteira do Idoso”? Pouco conhecida por muitos, essa carteira é um direito garantido por lei e pode facilitar bastante a vida dos idosos brasileiros.
A Carteira do Idoso é um documento gratuito que assegura o acesso a passagens interestaduais gratuitas ou com desconto (50%) para idosos que comprovem baixa renda. Além disso, ela pode ser solicitada por idosos que não possuem como comprovar renda formal, servindo como uma ferramenta de inclusão social e de acesso à mobilidade.
Quem tem direito à Carteira do Idoso?
- Pessoas com 60 anos ou mais;
- Que tenham renda individual de até dois salários mínimos;
- Inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Benefícios da Carteira do Idoso:
- Gratuidade ou desconto em passagens interestaduais de ônibus, trem ou barco;
- Facilitação no acesso a programas e políticas públicas voltadas à terceira idade;
- Validação como documento de identificação do idoso em diversos contextos.
Como solicitar a Carteira do Idoso:
- Estar inscrito no CadÚnico (a inscrição é feita nos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social);
- Após a inscrição, a carteira pode ser emitida pelo site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome;
- A emissão é online e gratuita, e a carteira pode ser apresentada tanto impressa quanto digitalmente.
A Carteira do Idoso é uma ferramenta importante para garantir mais autonomia, dignidade e mobilidade na terceira idade. Por isso, se você ou um familiar se enquadra nesses critérios, não deixe de emitir e usufruir desse direito.

Na Mo’ã Residencial, valorizamos não apenas o cuidado, mas também a informação. Estamos sempre atentos a tudo que possa contribuir para uma vida mais ativa, segura e feliz para nossos residentes.